Rio Quente

• Campanha de vacinação animal acontecerá dia 23 de setembro em Rio Quente- GO

19/09/2017 às 14:57 - Informativo

A prefeitura realiza a campanha de vacinação antirrábica na cidade de Rio Quente no próximo dia 23 de setembro. Cães e gatos saudáveis, com mais de três meses, devem tomar a dose contra a doença, que não tem cura e pode ser transmitida à humanos. A imunização é importante para manter a doença sob controle. São dois postos, que funcionam das 8h às 17h, Secretaria Municipal de Saúde e em frente ao ESF FAUNA II.

A vacinação é gratuita para cães e gatos. As seringas e agulhas usadas na campanha são descartáveis, e a expectativa é imunizar 1000 animais.

Cães devem ser levados aos postos com coleira e guia-focinheira, é obrigatória em animais bravos, por adultos e com capacidade para conter o animal. Gatos devem ser levados em caixas de transporte ou fronhas para evitar fugas ou acidentes.

A vacinação é importante, mas outras práticas são imprescindíveis para controlar a doença. Manter o pet em casa e usar coleira nos passeios, não mexer em cães e gatos desconhecidos, para evitar um possível ataque, em caso de mordida ou arranhadura, lavar bem o local e procurar orientação médica.

FOI MORDIDO?

A raiva afeta o sistema nervoso e é transmitida pela saliva.

Animais domésticos podem ser contaminados ao caçar um morcego, por exemplo, ou ao ter contato com outro mamífero doente, como gato ou sagui, em caso de mordida, arranhões ou lambeduras podem transmitir a doença ao homem.

Em qualquer dessas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico, caso o animal não seja conhecido ou não esteja vacinado.

Rua José Dias Guimarães, nº 599-689
    Centro - Rio Quente - GO - CEP: 75695-000